top of page

Furtos de Bicicletas e a eficiência da Portaria Remota: Balaço Geral


Você sabia que os furtos de bicicletas em condomínios estão aumentando cada vez mais? Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, somente no primeiro semestre de 2023, foram registrados 2.718 casos de furtos de bikes na capital paulista, um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. E muitos desses furtos acontecem dentro dos próprios condomínios, onde as bicicletas ficam guardadas nas garagens, nos bicicletários ou até mesmo nas varandas dos apartamentos.



Mas como evitar que a sua bicicleta seja levada por criminosos? Será que o condomínio é responsável pelo furto da sua bike? E como a Entri Portaria Remota pode te ajudar a proteger o seu patrimônio?


Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre a segurança das bicicletas em condomínios. Confira!



O condomínio é responsável pelo furto da bicicleta?

A resposta para essa pergunta depende do que consta na convenção coletiva do seu condomínio. Ou seja, se houver uma cláusula dizendo que o condomínio é responsável por eventuais prejuízos causados por furtos e roubos ocorridos nas áreas comuns e privativas do edifício, sim, o condomínio deve indenizar o morador prejudicado, ou seja, pagar pela bicicleta. Se não houver, não.

O entendimento majoritário dos tribunais é no sentido de que o condomínio só será responsabilizado pela reparação dos danos sofridos pelos condôminos em decorrência de furtos praticados nas dependências do prédio quando houver uma obrigação expressa na respectiva convenção ou regulamento interno, como resultado da vontade da maioria dos seus integrantes.


Portanto, se o seu condomínio não tem essa obrigação expressa, você não poderá cobrar do condomínio o valor da sua bicicleta furtada. Mas isso não significa que você deva ficar de braços cruzados e aceitar a situação. Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar que a sua bike seja alvo dos ladrões. Veja a seguir.


Como evitar furtos de bicicletas em condomínios?

A melhor forma de evitar furtos de bicicletas em condomínios é investir em um sistema de segurança eficiente, que possa monitorar e controlar o acesso de pessoas e veículos ao prédio, bem como identificar e alertar sobre situações suspeitas. E uma das soluções mais modernas e econômicas para isso é a portaria remota.


A portaria remota é um serviço que substitui o porteiro presencial por um atendimento à distância, realizado por uma equipe especializada, que fica em uma central de monitoramento 24 horas por dia. A portaria remota utiliza câmeras, interfones, alarmes, sensores, leitores biométricos, tags e aplicativos para fazer a comunicação, a identificação e a liberação de visitantes, moradores, prestadores de serviços e entregadores.

Com a portaria remota, você pode ter mais segurança, praticidade e economia no seu condomínio. Veja algumas das vantagens da portaria remota para a proteção das bicicletas:


  • Redução do risco de invasão: A portaria remota impede que pessoas não autorizadas entrem no condomínio, pois todo o acesso é controlado por uma equipe treinada, que verifica a identidade e o motivo da visita de cada pessoa que chega ao prédio. Além disso, a portaria remota conta com um sistema de alarme, que pode ser acionado em caso de tentativa de invasão ou arrombamento.

  • Aumento do fator inibidor: A portaria remota tem um efeito psicológico de inibição, que desestimula a ação de criminosos, que sabem que estão sendo monitorados e gravados por câmeras e que podem ser flagrados a qualquer momento. Além disso, a portaria remota tem um design moderno e chamativo, que chama a atenção de quem passa pelo local e demonstra que o condomínio investe em segurança.

  • Melhoria da gestão do bicicletário: A portaria remota permite que o condomínio tenha um controle mais efetivo do uso do bicicletário, que é o local destinado a guardar as bicicletas dos moradores. Com a portaria remota, o condomínio pode cadastrar as bicicletas e os seus proprietários, definir regras de acesso e horários de funcionamento, fiscalizar o cumprimento das normas e evitar o uso indevido do espaço por pessoas estranhas ou não autorizadas.

  • Facilidade de acesso e comunicação: A portaria remota oferece mais facilidade de acesso e comunicação para os moradores que usam bicicletas, pois eles podem entrar e sair do condomínio sem precisar de chaves ou controles remotos, apenas usando o seu celular, o seu leitor biométrico ou a sua tag. Além disso, eles podem se comunicar com a equipe de atendimento da portaria remota por meio de um aplicativo, onde podem solicitar serviços, enviar mensagens, receber alertas, visualizar as câmeras e acionar a sirene em caso de emergência.


Conheça a Entri Portaria Remota

A Entri Portaria Remota é uma empresa pioneira em portaria remota para condomínios de Curitiba, que oferece um serviço de qualidade, confiança e eficiência, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado. A Entri Portaria Remota tem como missão acolher pessoas com sensibilidade segurança e tecnologia, proporcionando mais conforto e economia para os seus clientes.



A Entri Portaria Remota tem diversas soluções para o seu condomínio, como a portaria autônoma, a portaria 100% remota, o controle de acesso, o monitoramento de câmeras, o cadastro de visitantes, o envio de convites com chave virtual, a visualização de correspondências, o controle de pets, o agendamento de áreas comuns, entre outras.

Se você quer saber mais sobre a Entri Portaria Remota e como ela pode ajudar a evitar furtos de bicicletas no seu condomínio. Você também pode assistir no nosso canal do YouTube, a reportagem completa que o Balanço Geral fez na nossa empresa. Não perca essa oportunidade de tornar o seu condomínio mais seguro e inteligente com a Entri Portaria Remota!


bottom of page