top of page

Novembro Azul: Um bigode pela saúde do homem

O Novembro Azul é um movimento mundial que busca conscientizar e prevenir o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. O câncer de próstata pode ser curado se descoberto no início, mas muitos homens ainda têm medo ou vergonha de fazer os exames necessários.





Aqui na Entri, nós aderimos à campanha do Novembro Azul e deixamos somente o bigode e tiramos a barba, para mostrar o nosso apoio à causa e levar a mensagem da prevenção masculina.






Nós também nos cuidamos e procuramos o serviço de saúde para conversar com o médico sobre os riscos e benefícios do rastreamento do câncer de próstata. A decisão deve ser compartilhada entre o homem e o médico, após uma conversa sobre todos os aspectos envolvidos.


E você, já cuidou da sua saúde hoje? Não deixe o medo ou o preconceito atrapalhar a sua qualidade de vida. O Novembro Azul é uma oportunidade para você se informar, se cuidar e se prevenir. A saúde do homem é assunto sério e merece a sua atenção. Faça parte dessa campanha e deixe o seu bigode falar por você.



Quando realizar a prevenção?


É recomendado que os homens estejam atentos aos sinais e sintomas do câncer de próstata, como dificuldade ou dor para urinar, sangue na urina ou no sêmen, e dor óssea. Caso apresentem algum desses sintomas, devem procurar o serviço de saúde para realizar os exames necessários para o diagnóstico, que são o PSA e o toque retal.


O PSA é um exame de sangue que mede o nível de uma proteína produzida pela próstata, que pode estar alterada em casos de câncer. O toque retal é um exame clínico que avalia o tamanho, a forma e a consistência da próstata, que pode estar aumentada, endurecida ou irregular em casos de câncer. Esses exames são complementares e devem ser realizados em conjunto para uma maior precisão.


No entanto, nem todos os homens precisam fazer esses exames de rotina, pois há riscos e benefícios envolvidos. Os benefícios são a possibilidade de detectar o câncer de próstata em estágios iniciais, quando há mais chances de cura e menos efeitos colaterais do tratamento. Os riscos são a possibilidade de obter resultados falsos positivos, que geram ansiedade e necessidade de exames invasivos, como a biópsia, ou de diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria e não causaria problemas de saúde, mas que pode trazer complicações como impotência sexual e incontinência urinária.


Por isso, o INCA e o Ministério da Saúde não recomendam o rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata para homens sem sintomas, pois as evidências científicas atuais apontam para um balanço desfavorável entre os riscos e benefícios. A decisão de realizar os exames deve ser compartilhada entre o homem e o médico, após uma conversa sobre todos os aspectos envolvidos.


Quem deve fazer?



Também devem adotar hábitos saudáveis, como praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para prevenir outras doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade.

O Novembro Azul é uma oportunidade para os homens se informarem, se cuidarem e se prevenirem. A saúde do homem é assunto sério e merece a sua atenção. Não deixe o medo ou o preconceito atrapalhar a sua qualidade de vida. Prevenir é sempre melhor que remediar.



Cuide-se e seja feliz!


Comments


bottom of page