top of page

Terceirizados: entenda a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção.

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Da mesma forma que há diferença entre os tipos de sujidades às quais um ambiente está exposto, também existe diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização. De modo geral, os três processos visam eliminar microorganismos, mas cada um deles em um percentual diferente.



A limpeza é um item fundamental tanto para a conservação do patrimônio, como para garantir a saúde e bem-estar de todos os colaboradores, moradores e frequentadores do condomínio. Além disso, agrega também na estética do ambiente.


No entanto, a limpeza correta dos locais demanda conhecimento para escolher os melhores produtos, técnicas e periodicidade para cada sujidade do ambiente. Dessa forma, é possível combater com eficiência microorganismos que podem causar danos à saúde, como a Covid-19.


Limpeza

Esta é a primeira etapa de uma eliminação completa de possíveis focos de doenças. Geralmente, pode facilmente ser executada com água e acessórios como vassoura e esfregão.


A limpeza é o serviço mais básico de assepsia e tem como foco remover as sujeiras das superfícies, como ciscos e poeiras. Para auxiliar nesta tarefa, é recomendável utilizar limpadores de uso geral como sabão, sabonete ou detergente.


Desinfecção

Este é o segundo passo do processo de eliminação de microrganismos, normalmente onde é utilizado desinfetantes de uso geral (como álcool 70%). Esse tipo de limpeza é especialmente indicado para consultórios, farmácias, clínicas, além de restaurantes, shoppings e outros locais com grande circulação de pessoas.


Assim como ocorre com a desinfecção das superfícies, a desinfecção das mãos é fundamental no dia-a-dia, afinal de contas as mãos são o principal veículo de transporte de alguns microorganismos que podem prejudicar a nossa saúde. É por este motivo que lavar as mãos vai muito além de eliminar sujeiras, suor, oleosidade, pelos e células mortas.


A desinfecção das mãos é indispensável principalmente para alguns profissionais de diversas áreas. Como por exemplo: profissionais que manipulam remédios, que trabalham com alimentos ou até mesmo profissionais da saúde. Desta forma, a higienização correta das mãos evita muitas infecções e viroses, assim como epidemias causadas por vírus e bactérias.


Desinfecção de Pessoas

Com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus, muitas empresas começaram a utilizar grandes estruturas para auxiliar na desinfecção de pessoas. Tais estruturas como câmaras, cabines e túneis, utilizam nas pessoas os produtos químicos destinados à limpeza e higienização de superfícies.


No entanto, os produtos químicos utilizados na desinfecção de ambientes podem causar danos e efeitos adversos quando entram em contato com a pele. Sendo assim, a Anvisa divulgou uma Nota Técnica em 13 de maio de 2020, informando que desconhece qualquer evidência científica comprovando a eficácia e a segurança desse tipo de prática.


Em conclusão, a desinfecção de pessoas não é capaz de inativar um vírus dentro do corpo humano. Além disso, apresenta sério risco à saúde das pessoas que passam pelo procedimento, pois os saneantes não podem entrar em contato diretamente com a pele e as roupas.


Esterilização

O processo de esterilização é utilizado principalmente em hospitais, centros cirúrgicos, centros de estética, consultórios odontológicos, laboratórios e afins. Estes ambientes necessitam de limpeza completa dos artigos, pois há um alto risco de contaminação dos pacientes e colaboradores.


Sendo assim, a esterilização visa eliminar 100% dos vírus e bactérias, envolvendo uma série de processos físicos ou químicos mais potentes e restritos.


Produtos para desinfecção e limpeza

A variedade de produtos para higienização e desinfecção é imensa. Os produtos variam conforme o setor a ser trabalhado, como por exemplo: indústrias, hospitais, restaurantes, escritórios, escolas, residências, condomínios, etc. Além disso, o produto varia conforme a superfície a ser higienizada.


Diante de tantas opções, na hora de adquirir produtos de limpeza é necessário dar prioridade àqueles que são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nesse sentido, a Anvisa disponibiliza um documento na internet que ajuda a orientar os procedimentos adequados de limpeza e desinfecção, de modo que deixa claro a diferença entre eles.


Precisa de ajuda para contratar facilities para o seu condomínio ou empresa? Nós podemos te ajudar! A Entri é uma empresa de soluções condominiais pensadas para levar segurança e comodidade ao seu empreendimento.


Qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização?

Segundo estudos, a diferença é que a limpeza reduz até 80% dos microrganismos, já a desinfecção elimina até 99% e por último a esterilização é 100% eficaz.


O que é desinfecção de ambientes?

Trata-se do segundo passo do processo de eliminação de microorganismos, utilizando produtos desinfetantes de uso geral (como o álcool 70%).


O que é esterilização de ambientes?

É responsável por eliminar 100% dos vírus e bactérias, já que o processo envolve processos físicos ou químicos mais potentes e restritos.

bottom of page